Jogo de Areia

O arquétipo central da psique humana é o Si-mesmo. É o principio ordenador e unificador da totalidade da psique consciente e inconsciente, atrai para si e harmoniza os demais arquétipos e suas atuações nos complexos e na consciência. Atua como a fonte criadora e reguladora de nossa vida psíquica. O Si-mesmo é a maior autoridade psíquica e subordina o “eu” ao seu domínio.

Quando o arquétipo do Si-mesmo está conectado ao “eu” a pessoa sente-se em paz consigo mesma. Quando, por outro lado, o eixo “eu— Si-mesmo” está bloqueado ou rompido, a pessoa sente-se “fora de eixo”, podendo até se desestruturar.

Para atingir a individuação, a pessoa precisa diferenciar e integrar todas as instâncias psíquicas: “eu”, persona, anima ou animus e a sombra, em relação ao Si-mesmo e ao coletivo, resultando assim em um desenvolvimento do individuo no âmbito espiritual e coletivo.

A meta final de qualquer indivíduo é chegar a um estado de auto-realização e de profundo conhecimento do próprio “eu”, essa é a tarefa de uma vida.

Alcançar a auto-realização depende da cooperação e estruturação do “eu”, pois depois de um longo processo de transformações internas impõe-se o sacrifício do “eu”, que reconhece sua posição subordinada e está preparado para servir à totalidade — o Si-mesmo.

Cenário que exemplifica aspectos do “Si-mesmo”

Cenário que exemplifica aspectos do

Vemos no quadrante inferior esquerdo os três personagens da estória “O mágico de Oz” que simbolizam o processo de individuação. O espantalho busca um cérebro, o homem de lata um coração, o leão a coragem e, a figura do homem posicionada diante destas três miniaturas, representando a incorporação desses três atributos: razão, emoção e coragem.

No quadrante superior esquerdo há uma menina indígena acompanhada de seus pais recebendo um tótem que é símbolo da identidade em um plano superior. No lado direito da caixa vemos um homem subindo a escadaria de uma Igreja carregando uma cruz, simbolizando o sacrifício do “eu” diante do Si-mesmo. A totalidade, a semente e todo o potencial que existe latente de vir a ser está simbolizada no ovo com uma chama acesa. No centro rodeado por quatro cristais vemos o tesouro como quintessência surgir.

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera